quarta-feira, 28 de março de 2007

Maior central solar do mundo inaugurada hoje em Serpa


Vai ser inaugurada hoje, no concelho alentejano de Serpa, a maior central solar do mundo, num investimento de 61 milhões de euros que irá permitir produzir energia «limpa» para a rede eléctrica nacional nos próximos 15 anos.
Como revela o site da RTP, a cerimónia de inauguração da Central Solar Fotovoltaica de Serpa deverá contar com a presença do ministro da Economia, Manuel Pinho, e de administradores das empresas envolvidas no projecto.
De acordo com Piero dal Maso, da Catavento, empresa portuguesa de energias renováveis que desenvolveu e gere o projecto, a central só entra em pleno funcionamento a partir de hoje, apesar de já estar a funcionar de forma experimental desde Janeiro.
Localizada numa área de 60 hectares, dos quais 32 estão cobertos por 52 mil painéis fotovoltaicos, a Central Solar Fotovoltaica de Serpa é a maior do mundo, dispondo de uma capacidade instalada de 11 megawatts, quase o dobro do que a actual maior central situada na Alemanha e irá permitir fornecer electricidade a oito mil lares portugueses, permitindo poupar mais de 30 mil toneladas anuais de emissões de gases com efeito de estufa, quando comparada com uma produção equivalente a partir de combustíveis de fósseis.

2 comentários:

Absent-Minded disse...

É caso para dizer que finalmente começamos a fazer algo para explorar as capacidades do nosso país no que diz respeito a energias renováveis, só espero que seja para continuar!

Burnsheneger disse...

Sabendo que o nosso país em termos energéticos é dependente de energias fosseis em cerca de 70 a 80%, o investimento em energias renováveis, embora que caro, é um investimento necessário, tanto para reduzir as emissões de CO2 como para reduzir a dependência da matéria prima que provêm do exterior de países que como se sabe "instáveis".
Para estarmos salva-guardados destas oscilações em nada benéficas a Portugal, e, para cumprirmos o dever de reduzir as emissões de CO2 para valores consideraros seguros, esta central solar é mais um passo que damos rumo ao objectivo a atingir. Desta forma, fico feliz por saber que o nosso país está a evoluir e seguir o caminho certo.

No entanto, cada um de nós podia tomar parte deste problema e consider o problema energético e ambiental como um problema de cada um.
Se cada um de nós investir em paineis solares para alimentação de nossas casas ou somente para aquecimento de água, preferir carros híbridos ou preferir biocombustivél invés de combustiveis fósseis, etc. estariamos a contribuir de forma decisiva para um futuro melhor, onde Portugal estaria certamente menos dependente de energia fóssil exterior e com taxas de emissão de CO2 mais reduzidas.